12 de abril de 2016

Como aprender a programar?


Depois que eu criei o Seis Mil Milhas, uma pergunta se tornou corriqueira no meu dia a dia e mesmo existindo algumas variações, em suma a pergunta que mais ouço é a "Como foi que você conseguiu deixar o seu blog tão bonitinho?"

Tenho a sensação de que todas as vezes que me perguntam isso, é como se esperassem por uma resposta mágica ou algum truque. E deixo todos desapontados quando respondo que a única coisa que eu faço é estudar sobre programação. Então, quero te avisar antes de tudo que estudar sobre html/css é essencial para um blog.

Não estou dizendo que você não consegue ter um blog se não souber programação. Você consegue sim, mas um dia algo vai dar errado e você vai precisar descobrir qual o problema e consertá-lo. Ou então, contratar alguém que possa fazer isso por você. Uma coisa liga a outra.

Mas se você quer e sente vontade de aprender, vou te dar algumas dicas que eu fui acumulando ao longo dos trabalhos que eu fui fazendo que envolvia programação na blogosfera.

Como aprender a programar?

Simples. Da forma mais básica e primordial que você deve conhecer. Joga no Google ou faça uma pesquisa, mon amour. Não tenha medo disso, o Google pode te dar ótimas respostas, mesmo que esteja lá na página 10. Mas de maneira nenhuma, se esqueça de que nem tudo está no Google. As vezes um livro trás muito mais conhecimento do que você procura e acaba sendo mais útil. Tudo depende da resposta que você quer dar para a sua dúvida. 

Outra coisa que me ajudou a entender a estrutura de códigos logo quando comecei a estudar sobre programação, foi o ato de baixar os templantes frees que tinha disponível na internet e ficar lendo. É sério, foi observando desse jeito que percebi que existe um esqueleto e ordem lógica para as coisas existirem e funcionarem dentro de um blog. Se eu não tivesse lido, jamais descobriria isso e continuaria na estaca 0.

Testar também foi algo que tornou quase que um treino para a minha curta paciência. Não é na primeira vez que você testa um código e ele tende a dar certo, nem vai ser na segunda tentativa, com sorte na terceira você vai estar um pouquinho melhor - ou não. Perseverança é algo que você adquiri quando começa a programar em html/css.

Então estudar, observar e testar são as grandes chaves para aprender a programar? Na minha opinião, sim. Da mesma maneira que fazemos para aprender a fazer qualquer coisa. Obviamente, isso é apenas a base para começar, depois é comum e necessário que nos especializemos. Mas para começar, faça um teste, funciona para tudo.

Se você quer aprender a programar, siga esses primeiros conselhos que deixei aqui e na próxima postagem do Dicas de Blogueiras volto para contar um pouco sobre as melhores plataformas para testar seus conhecimentos sobre html/css! ♥

2 comentários:

  1. Que blog mais lindo e clean! Passa uma tranquilidade incrível!
    Amei seu cantinho ♥

    www.falatati.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn obrigada xuxu, acho que atingi meu objetivo então! ♥

      Excluir

© SEIS MIL MILHAS - 2014. ♥ Todos os direitos reservados.
Criado por: SARAH LYNN. ♥ Tecnologia do Blogger.